INTRODU AO
Foram desenvolvidas atividades do componente curricular do modulo IV Imunologia e sorologia, revisando as teorias dadas em sala de aula e pondo em prática no laboratório, passando como a realização do testes procedimentos de analises e interpretação dos testes e diagnósticos. Imunologia é o estudo do sistema imunitário do corpo e as suas funções e distúrbios. Sorologia é o estudo do soro do sangue (o fluido límpido que se separa, quando a formação de coágulos sanguíneos). Os testes sorológicos ou imunoensaios são técnicas para detecção e quantificação de antígenos (substâncias químicas ou orgânicas capaz de produzir anticorpos) e anticorpos (substâncias do sangue capaz de destruir bactérias, ou outras substâncias que desempenham o papel de antígeno ensaio, tais como drogas, hormônios, ácidos nucleicos, citosinas, receptores de células, etc. Podem utilizar reagentes não marcados.
Com relação aos métodos, tem-se observado uma tendência ao aperfeiçoamento e a consolidação dos testes já existentes, e o mesmo tempo, de emprego de tecnologias emergentes, afim de aumentar o nível de sensibilidade e de confiabilidade dos resultados obtidos e tornar os testes mais rápidos, de mais simples execução e adaptáveis a processos automatizados.
Os testes sorológicos tem se tornado cada vez mais refinados e de execução simples. Porém, para se garantir a qualidade dos resultados são necessários rigorosos controle e cuidadosa interpretação. Além disso os testes sorológicos tem sido utilizados na pesquisa de anticorpos. Assim, os testes sorológicos tornaram-se auxiliares importantes em processos visando um diagnóstico individual e de pesquisa epidemiológica.
2. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
No laboratório tive a oportunidade de entrar em contato com as atividades do dia a dia de um laboratório clínico. Essas atividades tem grande importância no processo de aprendizagem de técnicas e experiências no métodos para o exames de Sorologia. Abaixo serão relatadas e