INTRODU 3
Palavra “transporte” significa levar de um lugar a outro, ou seja, o transporte é uma atividade que corresponde ao deslocamento de cargas e pessoas.
Os transportes podem ser públicos ou privados. Características gerais dos meios de transportes: Em geral, os transportes contêm três elementos: a infraestrutura (rodovias, ferrovias, hidrovias, etc.), as operações comerciais e os veículos (aeronaves, trens, automóveis, etc.). Os meios de transportes podem ter suas características aquáticas (barcos, canoas, navios), terrestres (carros, trens, ônibus), aéreas (helicópteros, aviões) e tubulares (gasodutos e oleodutos). O desenvolvimento econômico de um país está relacionado, diretamente, às condições e meios de transportes disponíveis. Uma rede de transportes ineficiente pode representar prejuízos à sua economia, acarretando, por exemplo, o aumento nas perdas de produtos (sobretudo aqueles derivados da agropecuária), o aumento dos custos das mercadorias (dependendo do tipo de transportes) entre outros fatores. Com a Revolução Industrial, ampliaram-se os volumes de mercadorias transportadas, assim como se aumentaram as distâncias. Com isso, o setor de transportes teve que se aprimorar, máquinas cada vez mais potentes e capazes de transportar mais mercadorias a distâncias cada vez maiores, foram desenvolvidas. Os transportes tornaram-se progressivamente dependentes das comunicações, nomeadamente através dos aparelhos de controlo. Ao longo das últimas décadas, os governos esforçaram-se na articulação das tecnologias da comunicação e dos transportes, procurando o controlo e a segurança. O controlo e a segurança vão além do uso da rádio. Elenco alguns tópicos: radar, câmara de vídeo, paragens auto-stop, senhas de estacionamento.
1.2- OS TRANSPORTES E AS COMUNICAÇÕES
Transporte é o movimento de pessoas e mercadorias entre locais. O campo de transporte apresenta diversas características a nível de infraestrutura, veículos e operações