RESUMO As conexões es ocultas de Fritjot Capra

18850 palavras 76 páginas
RESUMO- LIVRO AS CONEXÕES OCULTAS DE FRITJOT CAPRA

Prefácio
Proponho-me, neste livro, a aplicar também ao domínio social a nova compreensão da vida que nasceu da teoria da complexidade. Para tanto, apresento uma estrutura conceitual que integra as dimensões biológica, cognitiva e social da vida. Meu objetivo não é somente o de oferecer uma visão unificada da vida, da mente e da sociedade, mas também o de desenvolver uma maneira coerente e sistêmica de encarar algumas das questões mais críticas da nossa época.

Centrando-me particularmente na seguinte pergunta: em que medida uma organização humana pode ser considerada um sistema vivo?

Desde o começo da década de 1970, minhas pesquisas e escritos voltaram-se todos para um único tema central: a mudança fundamental de visão de mundo que está ocorrendo na ciência e na sociedade, o desenvolvimento de uma nova visão da realidade e as consequências sociais dessa transformação cultural.

Defendi também a idéia de que a escola filosófica da "ecologia profunda", que não separa os seres humanos da natureza e reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos, poderia fornecer uma base filosófica, e até mesmo espiritual, para o novo paradigma científico. Hoje em dia, vinte anos depois, ainda esposo a mesma opinião.

Também a ecologia profunda foi desenvolvida e elaborada em seus detalhes no decorrer da década de 1980, e publicaram-se numerosos livros e artigos sobre disciplinas correlatas, como o eco feminismo, a ecopsicologia, a eco-ética, a ecologia social e a ecologia transpessoal.
Inserindo-me nessa corrente, apresentei no primeiro capítulo de “A Teia da Vida” uma visão de conjunto atualizada da ecologia profunda e das suas relações com essas outras escolas filosóficas.

Minha aplicação da abordagem sistêmica ao domínio social abarca em si, tacitamente, o mundo material. Isso não é usual, pois, tradicionalmente, os cientistas sociais nunca se interessaram pelo mundo da matéria. Nossas disciplinas acadêmicas

Relacionados

  • linguagem verbal
    46576 palavras | 187 páginas
  • observando a qualidade de lugar
    43240 palavras | 173 páginas
  • sustentabilidade na arquitetura
    64227 palavras | 257 páginas