Programa O Extrema
Os cinco valores fundamentais da metodologia XP são: comunicação, simplicidade, feedback, coragem e respeito. A partir desses valores, possui como princípios básicos:feedback rápido, presumir simplicidade, mudanças incrementais, abraçar mudanças e trabalho de qualidade.
Dentre as variáveis de controle em projetos (custo, tempo, qualidade e escopo), há um foco explícito em escopo. Para isso, recomenda-se a priorização de funcionalidades que representem maior valor possível para o negócio. Desta forma, caso seja necessário a diminuição de escopo, as funcionalidades menos valiosas serão adiadas ou canceladas.
A XP incentiva o controle da qualidade como variável do projeto, pois o pequeno ganho de curto prazo na produtividade, ao diminuir qualidade, não é compensado por perdas (ou até impedimentos) a médio e longo prazo.
Valores [editar | editar código-fonte]
Comunicação
Simplicidade
Feedback
Coragem
Respeito
Princípios básicos[editar | editar código-fonte]
Feedback rápido
Presumir simplicidade
Mudanças incrementais
Abraçar mudanças
Trabalho de alta qualidade.
Processo / Atividades metodológicas[editar | editar código-fonte]
Segundo Pressman (p.88, Eng. de Software) , o XP prefere uma abordagem orientada a objetos como paradigma de desenvolvimento e envolve 4 atividades metodológicas:
Planejamento
Projeto ("Designing")
Codificação
Testes== Práticas ==
Para aplicar os valores e princípios durante o desenvolvimento de software, XP propõe uma série de práticas. Há uma confiança muito grande na sinergia entre elas, os pontos fracos de cada uma são superados pelos pontos fortes de outras.
Jogo de Planejamento (Planning Game): O