Bolsa familia
O tema deste Trabalho "A percepção do Bolsa Família pelos brasileiros" visa expor os motivos pelos quais foi necessária sua implementação e seus objetivos como programa social - o qual possui vasta abrangência em âmbito nacional. O investimento em capital humano tem por objetivo tirar a população da extrema pobreza, possibilitando, consequentemente, sua ascensão social e desvencilhamento do programa de transferência condicional de renda.
A metodologia utilizada baseia-se na pesquisa bibliográfica de estudiosos e políticos, além de artigos e textos expostos na internet e publicados por pesquisadores do assunto.
Dessa forma, a primeira parte da pesquisa busca conceituar o Programa Bolsa Família, inserindo seus aspectos principais; estatísticas de quantas famílias são beneficiadas e elencar sua lista de benefícios, bem como a lei que possibilita a existência de políticas públicas sociais. A segunda parte aborda os objetivos do Programa a curto e longo prazo. A melhoria das condições sociais e econômicas dos beneficiados são exemplos de consequência em curto prazo, já os de longo prazo são as melhorias evidentes e significativas na economia, saúde e educação e a ascensão social, promovendo a emancipação das famílias que usufruem de tal benefício. A terceira parte categoriza o público alvo, e expõe as seguintes variantes do valor do benefício: a idade e a quantidade de integrantes da família, além disso, o governo dá prioridade às gestantes e adolescentes com mais de 75% de aproveitamento escolar. Aponta também como pode ser feito o cadastro no benefício, que é feito a partir de uma seleção que avalia determinados critérios pertinentes a família.
Nas considerações finais deste trabalho é apontada a necessidade de permitir a ascensão social de famílias que se encontram em estado de extrema pobreza, vencer os problemas sociais causados pela má distribuição de renda e, principalmente, fornecer informações suficientes a população brasileira sobre como