Fisioterapia - conceitos básicos, áreas te atuação, especialidades
O Fisioterapeuta, após concluir a graduação, estará apto a atuar na assistência, bem como assessorar, planejar, administrar, dirigir e orientar serviços de fisioterapia em instituições públicas, privadas ou domicílio, além de buscar a atualização e aperfeiçoamento contínuos de conhecimentos e da prática profissional.
O DEVER DO FISIOTERAPEUTA:
- Ter capacidade de elaborar o diagnóstico fisioterapêutico, interpretar laudos e exames propedêuticos e complementares detectando as alterações cinético-funcionais apresentadas.
- Prescrever, baseado no que foi constatado na avaliação físico-funcional, as técnicas de tratamento fisioterapêuticas adequadas a cada caso.
- Reavaliar sistematicamente o paciente, reajustando ou alterando as condutas terapêuticas, assim como decidir pela alta fisioterapêutica. - Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios.
- Ter capacidade de desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico como palestras, conferências, cursos na sua área de atuação profissional.
- Prestar consultoria a empresas, industrias e entidades esportivas na área de sua competência.
- Reconhecer e encaminhar adequadamente pacientes portadores de problemas que fogem do alcance de sua formação.
- Formação generalista que lhe possibilite perceber o contexto do mundo e o contexto mais próximo em que se situa como profissional.
- Ter capacidade de criar e aplicar alternativas de solução para os problemas peculiares de sua profissão.
- Comunicar-se