Computação gráfica
Prática Livro: OpenGL - Uma abordagem pratica. (total 40 pags fazer em 2 pags) Cap 1: Introdução Cap 2: Instalação Cap 3: Primeiros passos em OpenGL.
Teoria Computação Gráfica: Teoria e prática. Cap 2: - Transformações em Pontos e Objetos, - Translação, Escala, Rotação, Reflexão e Cisalhamento.
DATA entrega site: 08/03
DATA entrega: 11/03
------------------------------------------------
Resumo parte Prática Livro: OpenGL - Uma abordagem pratica. Cap 1: Introdução
A computação gráfica é uma área da Ciência da Computação que se dedica ao estudo e ao desenvolvimento de tecnicas e algoritmos para a geração, manipulação e anáise de imagens pelo computador. Ela está presente desde projeto de um novo modelo de automovel ate ferramentas de jogos eletronicos.
A melhoria do hardware – memoria, velocidade – proporcionou a evoluçao da Computação Gráfica, gerando imagens com alto grau de realismo. Atualmente é usado placas aceleradoras gráficas possibilitando interações com programas em tempo real, com autissima qualidade de imagens.
OpenGL é definida como uma interface para hardware gráfico, é uma biblioteca de rotinas graficas e de modelagem, bidimensinal (2D) e tridimensional (3D), extremamente portátil e rápida. Sua maior vantagem é a velocidade.
A especificação OpenGL é gerenciada pelo consorcio ARB(Architecture Review Board) desde 1992. A versão 2.0 é ultima disponivel para donwload.
Resumndo OpenGL é uma poderosa e sofisticada API(Application Programing Interface) para criação de programas gráficos 2D e 3D para diversas plataformas, escrita em alguma linguagem de programação que usa uma ou mais bibliotecas OpenGL. As aplicações OpenGL varam de ferramentas CAD a poderosos programas de modelagem, como exemplo a criação de personagens de animação.
Utilizar OpenGL, envolve rotinas API incluindo 250 funções, sendo 200 da propria biblioteca e 50 da biblioteca GLU(OpenGL Utility Library).
Por ser