Computação gráfica
Tema: Aplicação da computação gráfica na industria
Data: 11/03/2013
Introdução
A computação gráfica é a área da ciência da computação que estuda a geração, manipulação e interpretação de modelos e imagens de objetos utilizando computador. Tais modelos vêm de uma variedade de disciplinas, como física, matemática, engenharia, arquitetura, etc.
Pode-se relacionar a Computação gráfica com sub-áreas:
• Síntese de imagens: área que se preocupa com a produção de representações visuais a partir das especificações geométrica e visual de seus componentes. É freqüentemente confundida com a própria computação gráfica. As imagens produzidas por esta sub-área são geradas a partir de dados mantidos nos chamados display - files.
• Processamento de imagens: envolve as técnicas de transformação de imagens, em que tanto a imagem original quanto a imagem resultado apresentam-se sob uma representação visual (geralmente matricial). Estas transformações visam melhorar as características visuais da imagem (aumentar contraste, foco, ou mesmo diminuir ruídos e/ou distorções). As imagens produzidas/utilizadas por esta sub-área são armazenadas/recuperadas dos chamados raster - files.
• Analise de imagens: Área que procura obter a especificação dos componentes de uma imagem a partir de sua representação visual. Ou seja a partir da informação pictórica da imagem (a própria imagem) produz uma informação não pictórica da imagem (por exemplo, as primitivas geométricas elementares que a compõem). FIGURA 1: SUB - ÁREAS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA.
Aplicações da computação gráfica
Em geral, as pessoas conhecem a computação gráfica, através da industria do entretenimento, por exemplo, de filmes como o Shrek e de jogos eletrônicos. O interessante é que a computação gráfica, em seus primeiros passos nos anos 60 e 70 foi motivada pela área militar e aeronáutica. A computação gráfica está presente em outros ramos na engenharia, por exemplo numa plataforma de