Quimica 1
PASSO 4
O alumínio não é encontrado diretamente em estado metálico na crosta terrestre devido à alta afinidade pelo oxigênio, ele é encontrado como íon Al3+, na forma combinada, em rochas e minerais. Embora constitua apenas cerca de 1% da massa da Terra, é o primeiro metal e o terceiro elemento químico mais abundante da crosta, ou seja, da superfície que pode ser economicamente explorada pelo homem. O alumínio é encontrado em rochas ígneas, como os feldspatos e as micas (silicatos lamelares); em minerais como a criolita (Na3[AlF6]), o espinélio (MgAl2O4), a granada ([Ca3Al2(SiO4)3]) e o berilo (Be3Al2[Si6O18]); e no coríndon (Al2O3) que é o mineral que apresenta o maior teor de Al (52,9%). O minério de importância industrial é a bauxita no qual é obtida o alumino e muito outros compostos.
A bauxita é uma mistura de óxidos de alumínio (Al2O3), conhecida como alumina. um minério que pode ser encontrado em três principais grupos climáticos: o Mediterrâneo, o Tropical e o Subtropical. Os principais países produtores são Austrália, Brasil, Guidoné. O O o Brasil possui a terceira maior reserva mundial de bauxita, cujo potencial é da ordem de 2,5 bilhões de toneladas, concentrada principalmente na região Norte do país (estado do Pará). A bauxita deve apresentar no mínimo 30% de alumina aproveitável para que a produção de alumínio seja economicamente viável alumínio e o processo de produção do alumínio metálico envolve 3 etapas distintas: Mineração, Refinaria e Redução.
O alumínio fundido dissolve outros metais e substância metalóide como o silicio formando ligas denominadas de “ligas de alumino” . O grande alcance das ligas oferece à indústria uma grande variedade de combinações de resistência mecânica, resistência à corrosão e ao ataque de substâncias químicas, condutibilidade elétrica, usinabilidade, ductibilidade, formabilidade, entre outros benefícios.
As propriedades intensivas do alumínio como leveza (densidade 2,71 g/cm3), ponto de fusão de 657