Medidas
NO PROJETO ALERTA: VITIMAS DE VIOLÊNCIAS
Mariana Molina GODOY1
Juliene Aglio de OLIVEIRA2
RESUMO: O presente trabalho analisa os dados sobre violência sofrida pelos adolescentes em conflito com a lei de Presidente Prudente no ano de 2009. O adolescente em conflito com a lei vitima de violência sofre com pré-conceitos estabelecidos por toda a sociedade que não tem um olhar critico diante da violência que estes estão sofrendo e reproduzindo. O trabalho das pessoas que lidam com esses adolescentes e tem a função de garantirem direitos é muito importante, mas geralmente isto não se efetiva na prática, se efetiva, é pouco, pois na maioria das vezes fica só no discurso. Autoridades, pais, familiares dentre outros fazem com que cada vez mais esse adolescente continue no mundo da criminalidade, pois estes vitimizam o adolescente pela violência e fazem que este não queira transformar sua realidade, e, portanto queira cada vez mais se igualar ao violentador como uma forma de mostrar que pode mais.
PALAVRAS-CHAVE: adolescente em conflito com a lei, pré-conceitos, violências, autoridades, família.
INTRODUÇÃO
O presente artigo científico tem como objetivo trazer à tona as indagações a cerca da violência vivida por adolescentes que cumprem medidas sócio educativas no CREAS – Centro de Referência Especializado da
Assistência Social de Presidente Prudente, sendo Liberdade Assistida ou
Prestação de Serviço Comunidade. Primeiramente entenderemos um pouco do adolescente em conflito com a lei e como este é visto pela sociedade em fase de desenvolvimento, como se sente e o que almeja.
1
Aluna do curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo”, Presidente Prudente/SP.
Contato: mah_mol@hotmail.com.
2
Orientadora, coordenadora do Curso de Serviço Social das Faculdades Integradas “Antônio Eufrásio de Toledo de
Presidente Prudente. Contato: julieneaglio@unitoledo.br
Em