medidas
Neste relatório técnico-científico foram abordados os fundamentos iniciais da física, ou seja, como se fazer medidas. Tais fundamentos são descobertos medindo-se as grandezas. Exemplos de grandezas são: tempo, comprimento, massa, temperatura, pressão. As medidas são comparações que são feitas a partir de um determinado padrão utilizando-se uma unidade de medida. A unidade é um nome único que atribuímos às medidas daquela grandeza.
Existem muitas grandezas físicas, que se torna difícil estabelecer um padrão para cada uma delas. Porém elas não são independentes, por exemplo, a velocidade, que é a razão entre um comprimento e um tempo. Assim, são definidos padrões a um pequeno número de grandezas físicas, e essas grandezas são chamadas de grandezas fundamentais, a Tabela 1 mostra tais grandezas e suas unidades:
Grandeza Nome da Unidade Símbolo da Unidade
Comprimento
Tempo
Massa metro segundo quilograma m s kg
Tabela 1: Grandezas fundamentais
Sendo assim, definimos todas as outras grandezas em termos destas grandezas. Esses padrões são definidos pelo Sistema Internacional de Unidades, abreviado por SI, que foi formado em 1971, na 14° Conferência Geral de Pesos e Medidas.
Para determinar as medidas com algarismos, usamos o que é chamado de algarismos significativos que é o número de algarismos que compõe o valor de uma grandeza, tirando os zeros à esquerda usados para acerto de unidades. Esses algarismos são compostos por algarismos exatos e um algarismo duvidoso.
2 DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO
Neste relatório, foram usadas regras de arredondamento e suas operações.
Quando necessário fazer arredondamento de algum número, utilizamos a seguinte regra: quando o último e o penúltimo algarismos significativos juntos forem maior que 50, somamos uma unidade no algarismo significativo anterior; quando o último e o penúltimo algarismos significativos juntos forem menor que 50, não se soma e nem subtrai unidades quando o último