medidas
FATEC
Caio Cremm Domingues Rosa
David Welling
Donavan Dantas
Robson Ferreira Ladeira
Gabriel
João Ricardo Lima
Afonso Trindade
Tecnologia em Mecânica de Precisão – 1º semestre
Sala B - 48
RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA Nº 1
MEDIDAS FÍSICAS
SÃO PAULO
2014
OBJETIVO
Apresentar aos alunos, instrumentos de medidas de diferentes graus de precisão (régua, paquímetro analógico, micrômetro analógico, paquímetro digital e micrômetro digital) e através de medições práticas realizadas, fazer com que o mesmo possa familiarizar-se com tais instrumentos além de fazer aplicações práticas de Teoria de Erros e Algarismos Significativos na obtenção e apresentação dos resultados obtidos.
Introdução
Para se realizar uma medição qualquer, dispomos hoje de vários instrumentos cada qual com sua escala, unidade de medida e precisão. De acordo com a situação encontrada, devemos determinar qual instrumento será utilizado de modo a fornecer os resultados mais adequados.
Quando fazemos uma medição, não importa quão grande seja sua precisão, sempre haverá algum fator que ocasionará uma diferença entre o valor medido e o valor real. Devido é a essa diferença denominada erro temos de aplicar os conceitos de Teoria de Erros para expressarmos o resultado de modo a não apresentá-lo como valor exato e sim, um valor médio dentro de uma faixa de possíveis resultados. Essa faixa é estipulada de acordo com as particularidades da situação em questão. Normalmente, ao realizarmos uma medida, o fabricante do instrumento já fornece os valores dessa faixa de erro e quando não, devemos considerar metade da menos unidade de medida do