teoria
Ênfase nos princípios gerais de administração;
Os princípios utilizados pelos clássicos como "leis" científicas são reanalisados como critérios mais ou menos elásticos para a busca de soluções administrativas práticas. Os princípios gerais como: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar são apresentados e discutidos como comuns a todo e qualquer tipo de empreendimento humano, e enfatizado como as funções do administrador.
Ênfase nos resultados e objetivos;
É em função dos objetivos e resultados que a organização deve ser estruturada, dimensionada e orientada. Contrapondo a Teoria Clássica que preconizava a máxima eficiência, a Teoria Neoclássica busca a eficiência ótima através da eficácia. Um dos melhores produtos desta Teoria é o modelo de Administração por Objetivos (ApO).
Ecletismo;
Apesar de fortemente calcada na Teoria Clássica, a Teoria Neoclássica agregou contribuições das diversas Teorias preexistentes: o Teoria das Relações Humanas - organização informal, dinâmica de grupos, liderança; o Teoria da Burocracia - Organização hierárquica, autoridade/ responsabilidade, princípios e normas formais de organização; o Teoria Estruturalista - conflito entre objetivos pessoais e organizacionais, relacionamento entre organização e meio ambiente; o Teoria Behaviorista - Comportamento humano e conflitos nas organizações; o Teoria Matemática - Abordagem de mensuração de resultados; o Teoria dos Sistemas - Organização como um sistema composto de múltiplos subsistemas.
ADMINISTRAÇÃO COMO TÉCNICA SOCIAL
O ponto fundamental da Teoria Neoclássica é o de considerar a Administração como uma técnica social básica. Pois, deste modo, o administrador, além de conhecer os aspectos técnicos e específicos de seu trabalho, o administrador também desenvolve os