Economia política
Mas foi com sua obra: Uma Pesquisa Sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações, Lançado em 1776, que ele conquistou grande fama.
Seu livro pode ser considerado como a origem do estudo da economia. Seus argumentos baseavam-se no “laissez-faire”( livre iniciativa ou deixar fazer).
Smith defendia o liberalismo econômico, ou seja, a ideia de que a economia só funcionaria bem se o Estado não atrapalhasse.
Um mercado livre produziria bens na quantidade e no preço que a sociedade esperava. Isto aconteceria porque a sociedade, na busca por lucros, iria responder às exigências do mercado. Smith ainda escreve: “cada indivíduo procura apenas seu próprio ganho. Porém, é como se fosse levado por uma mão invisível para produzir um resultado que não fazia parte de sua intenção... Perseguindo seus próprios interesses, frequentemente promove os interesses da própria sociedade, com mais eficiência do que se realmente tivesse a intenção de fazê-lo”.
David Ricardo
Apartir das idéias de Smith passou a desenvolver um tratado teórico geral sobre a economia: os princípios, publicado em 1817, constituindo-se assim, um marco teórico decisivo, para o desenvolvimento da economia política clássica. David Ricardo como eterno defensor do livre comércio internacional, era a favor da importação.
Em 1817, publicou sua grande obra: ‘’ princípios da economia politica e tributação. Este livro consagrou Ricardo como o grande nome da economia politica clássica junto com Adam Smith, dominando a economia não só de Inglaterra, mas de todo o mundo ocidental por muitas décadas, até o aparecimento do marxismo e do