Infraestrututa do brasil e os transportes
SUSAMARA PEREIRA DOS SANTOS
DANIEL GOBBI
1. INTRODUÇÃO
No Brasil o transporte representa o elemento mais importante no custo logístico e as empresas tem papel fundamental para a prestação de serviços ao cliente, visando redução de custos com transporte para gerar economia de escala. Com os problemas de transportes , o Brasil acaba perdendo bilhões de reais, devido aos acidentes, roubos e desperdícios de cargas, ineficiências operacionais e energéticas, idade da frota de caminhões , tempo de espera de carga e descarga de mercadorias, falta de carga de retorno, carga tributária alta e as péssimas condições das estradas.
O grande gargalo logístico do Brasil é a falta de infraestrutura nos modais de transporte e a dificuldade de transbordo de mercadorias para a integração da multimodalidade que facilitaria a vida das empresas.
Hoje é evidente a necessidade de melhoria no transporte e uma urgência de investir em transporte aéreo, nas rodovias, ferrovias e hidrovias, assim desafogando o transporte rodoviário. Mas para que haja uma melhoria das condições de transporte é necessário o comprometimento do governo em definir politicas e planejamento mais claros e específicos para cada modal.
2 INFRAESTRUTURA E TRANSPORTES
O planejamento nos investimentos de infraestrutura logística público ou privado foi sempre alvo de criticas, pois, sempre causou perdas de mercadorias transportadas e as perdas foram consequências da escassez de recursos e ociosidade causada por diversos fatores inerentes a vontade do planejador. Estamos vivendo um grande momento de desconforto em relação à infraestrutura logística, pois começaram a ser contabilizadas as perdas por derramamento de grãos nas estradas devido as más conservações das estradas, fretes caros, falta de capacidade de transporte e perdas geradas pelo sistema portuário, por causa de suas ineficiências. E outro grande fator logístico é a falta de infraestrutura em