AD1- Gestão Empreendimentos Turisticos
AD1 - Gestão de Empreendimentos Turísticos I
Professor: Ambrozio Queiroz
QUESTÃO 1 – Apresente uma análise sobre o surgimento da hotelaria comercial no Brasil.
Pode-se falar sobre hotelaria comercial no Brasil somente a partir do início do século XIX. Antes disso somente hospedarias precárias à margem das estradas e algumas poucas nas cidades maiores, para o atendimento de viajantes. Afora isso, hospedavam-se nas ordens religiosas e em casa de família.
Os primeiros empreendimentos, construção ou adaptação de locais para a hospedagem, começaram a ser implantados em torno de 1820, com a chagada da corte portuguesa e junto com ela, de comerciantes. Isso provocou o natural aumento da demanda por hospedagem. O padrão continuou muito ruim, bastante abaixo dos encontrados na Europa e EUA.
Somente no início do século XX, ao encontro de melhorias nos serviços públicos e de instalações é que a hotelaria teve seu impulso e se tornou fonte de recursos econômicos considerável.
QUESTÃO 2 – Cite quatro fatores que contribuíram para o processo de expansão das redes hoteleiras internacionais no Brasil.
A partir do meio da década de 1990 os investimentos internos e externos aumentaram na expansão, melhoramentos e adequação às normas internacionais, da rede hoteleira nacional. Várias redes de bandeiras internacionais como a Accor, Pestana, Marriot, Ibis, vieram a se somar as nacionais que por sua vez tiveram que se adequar para continuarem competitivas.
Alguns fatores contribuíram para isso:
. A globalização da economia com o natural fluxo de visitantes à negócio, obrigaram as redes hoteleiras internacionais a oferecerem no Brasil o mesmo padrão que apresentam no resto do mundo, além de, para não propiciarem oportunidades à concorrência, oferecerem hotéis com suas bandeiras nos principais pontos de negócios no pais.
. O setor de turismo cada vez mais competitivo, obriga as grandes redes procurarem a diversificação