Intrigas
-> 700.000 livros novos por ano
-> 100.000 à 300.000 revistas científicas existentes
-> 10.000.000 de novos artigos publicados por ano
-> 1.000.000 de patentes requeridas
-> 1,6 bi. de paginas existentes na Internet, em número crescente, 14,9 bilhões de consultas nos domínios .com e .net por dia
-> 8.000 bancos de dados disponíveis na Internet
-> Crescente oferta de documentos integrais na rede
-> Como resultado, estima-se que a cada ano dobra o volume de conhecimento humano, como conseqüência do avanço tecnológico relacionado à tecnologia da informação.
Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados
O termo banco de dados foi criado inicialmente pela comunidade de computação, para indicar coleções organizadas de dados armazenados em computadores digitais, porém o termo é atualmente usado para indicar tanto bancos de dados digitais como bancos de dados disponíveis de outra forma. No Brasil, é mais comum usar o termo base de dados quando se mencionam outros tipos de bancos de dados senão aqueles armazenados em um computador, mantido, acessado e gerenciados por um SGBD (Sistemas de Gerenciamento de Banco de Dados).
Um banco de dados é um conjunto de informações com uma estrutura regular. Um banco de dados é normalmente, mas não necessariamente, armazenado em algum formato de máquina lido pelo computador. Há uma grande variedade de bancos de dados, desde simples tabelas armazenadas em um único arquivo até gigantescos bancos de dados com muitos milhões de registros, armazenados em salas cheias de discos rígidos.
Exemplos de aplicativos de banco de dados são Microsoft Visual FoxPro,
Microsoft Access, dBASE, FileMaker, Microsoft SQL Server e Oracle.
Um Sistema Gerenciador de Banco de Dados ou Sistema Gestor de Base de
Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. O principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade