intriga
A África Austral é uma sub-região do continente marcada por um dos mais dinâmicos processos de integração económica, no quadro da SADC, uma prestigiada organização que se vai consolidando e se vai afirmando no mundo. Embora haja na sub-região níveis de crescimento e desenvolvimento assimétricos, os países membros da SADC têm-se mostrado muito activos na promoção de políticas colectivas destinadas a combater a pobreza e a edificar infra-estruturas, que estão a relançar as trocas comerciais e a circulação de pessoas.
Persistem na sub-região inúmeros problemas, entre os quais avulta a pobreza, mas os países da SADC perceberam que juntando capacidades e traçando estratégias comuns poderão superá-los. Um dos grandes objectivos da SADC é promover o desenvolvimento sustentável através da interdependência entre os Estados membros e da harmonização de estratégias e programas nacionais e regionais.Ao longo da sua existência, a SADC (Comunidade de Desenvolvimento da África Austral) mostrou capacidade de adaptação às diferentes conjunturas regionais e mundiais, tendo dado grandes contribuições à paz na região e em todo o continente.
Não há dúvida de que a estabilidade na África Austral tem contribuído sobremaneira para que os Estados membros da SADC desejem acelerar o processo de integração regional, particularmente depois que terminou o conflito armado em Angola. Pela sua posição geográfica, Angola desempenha um papel crucial na promoção do crescimento económico e desenvolvimento da África Austral. Há países, como a Zâmbia, que precisam de evacuar, pelo mar, muitas das suas mercadorias, constituindo o Corredor do Lobito uma das vias para as exportações deste país vizinho.
O ministro zambiano dos Recursos Naturais considerou, por exemplo, o Caminho de Ferro de Benguela uma via “extremamente importante” para o seu país, uma vez que vai contribuir, em grande medida, para o seu crescimento económico.
O governante zambiano indicou que o Corredor do