Intrigas e Questões
Vingança de família e tramas sociais no sertão de Pernambuco.
Aline de Araújo Lima
Direito – 1º Período Tarde
A cidade de Monte Verde, cidade que foi estudo deste trabalho, é composta de casas velhas, abandonadas, feitas de pedras e que, por muitas vezes, foram utilizadas pelo cangaceiro Lampião como esconderijo. Sofre com secas periódicas, a forma mais rentável de explorar a terra é através do cultivo da cana-de-açúcar. No seio da vizinhança o indivíduo se socializa e estas relações se tornam muito estreitas, tal proximidade exige muito cuidado, pois o grau de intimidade é fator determinante no desenrolar dos acontecimentos.
Um conflito acontece em vários momentos, seja em uma inocente conversa ou até mesmo através de um gesto. Entre o fato que motiva um revide e a efetiva realização deste revide, estende-se um intervalo. As relações são fundamentadas na memória e não no seu esquecimento, o rancor é a causa da vingança. Um sertanejo sente-se insultado por vários motivos, motivos estes que são denominados em termos jurídicos como “motivos fúteis”. Muitas vezes um ato é mal interpretado levando a um revide truculento, o que gera uma enorme “guerra” por motivo nenhum. A reparação do dano causado nunca é suficiente, e a definição por parte da justiça, quando o caso é levado a tal, nem sempre satisfaz uma ou nenhuma das partes envolvidas.
A vingança, para os envolvidos, é sempre a melhor forma de reparar o dano, envolvendo pessoas que nada tiveram com a causa. Quanto mais próximo for o parentesco com a primeira vítima, mais fortes são as chances de ser envolvido ou de se envolver nesta vingança. Uma intriga se estende para todo o sempre, mesmo encerrada, qualquer passo errado pode deflagrar tudo de novo e uma pessoa que se foi por causa de intrigas, pode voltar a qualquer momento com o seu eterno desejo de vingança.
O conflito é a chave interpretativa das brigas de famílias, é o revidar ofensa com ofensa, a