intolerância a lactose
Métodos l
Intolerância à Lactose
Andressa Letícia Borges de Paula
Danielle Mendonça Buaitti Lamonier
Laura Pires Cardoso
Taynara Crispim Rosa Alcântara
Uberlândia
Novembro de 2012
Andressa Letícia Borges de Paula - 11211NUT013
Danielle Mendonça Buaitti Lamonier -11211NUT016
Laura Pires Cardoso - 11211NUT021
Taynara Crispim Rosa Alcântara - 11211NUT037
Intolerância à Lactose
Orientador: Profº Cyro Prado
Uberlândia
Novembro de 2012
Introdução
Intolerância à Lactose, nos dias de hoje, é considerado, junto com a Intolerância à glúten,os vilões do momento. Esse mal é caracterizado pela falta da enzima lactase no organismo, responsável pela digestão da lactose, o açúcar presente no leite.
A intolerância causa reações adversas em certos indivíduos, mas sem ativar o sistema imunológico. Pode ser temporária e causada pelo consumo excessivo de certos alimentos difíceis de digerir.
A recomendação é a retirada destes itens da dieta, para dar um “descanso” ao organismo e reequilibrá-lo. Se o caso for mais grave, pode-se ter de deixar de ingeri-los em definitivo.
Intolerância à Lactose
- A importância da Lactose
Os carboidratos são macronutrientes essenciais para uma alimentação equilibrada e saudável e a lactose é um deles. Ela um dissacarídeo muito comum em nossa alimentação, , advindo do leite integral de vaca e de seus derivados. Esse dissacarídeo é composto por 2 monossacarídeos: a glicose e a galactose. Porém, para a digestão e absorção completa da lactose, há necessidade de plena atividade das enzimas digestivas. Para isso, o organismo lança mão de duas enzimas, a amilase salivar e a lactase. Os produtos desta digestão (glicose e galactose) são totalmente absorvidos no intestino delgado e vão para corrente