Intolerância Religiosa
PROFESSOR IVANIR DOS SANTOS, BABALAOW
O racismo, o preconceito e a intolerância religiosa, são assuntos abordados há tempos nas sociedades civilizadas, porém ainda vemos nos dias de hoje que muitas pessoas e setores das sociedades ainda possuem atitudes de marginalizar diferenças como cor, sexo, crença, e outros fatores culturais.
“A intolerância religiosa é um conjunto de ideias e atitudes ofensivas a crenças e práticas religiosas ou a quem não segue uma determinada religião”, é um crime fere a liberdade e a dignidade humana, fazendo com que uma cultura seja muita das vezes esquecida ou até mesmo aniquilada.
A Constituição Federal reza que o Brasil é um país laico, e que é inviolável a liberdade de crença, assegura a realização de cultos, estudos e liturgias e garante a segurança dos locais onde os mesmo são realizados.
Segundo o professor Ivanir dos Santos, a intolerância vem do silêncio das pessoas, que muitas das vezes não concordam, porém se calam diante de atitudes racistas e preconceituosas de seus lideres, o que faz com que a atitude de segregar se torne uma atitude politica que demonstra interesses na não aceitação da cultura do diferente. O professor fala sobre a lei 10.639, que trata da obrigatoriedade do ensino da cultura africana nas escolas, expondo sobre a importância da cultura negra na criação do homem e na evolução histórica da humanidade.
Para ele existem fatores que influenciam no aumento da intolerância religiosa, conflitos de vizinhança, relações e valores familiares, relação de poder, perda de valores, perda da observância dos limites em relação ao respeito à dignidade e aos direitos do ser humano, imposição de doutrinas e culturas e a não aceitação dos cultos diferentes aos seus, são pontos importantes para o início de uma divisão da sociedade, e essa divisão traz consigo um problema para a democracia. A luta contra a Intolerância Religiosa no Brasil se dá devido ao fato de sermos um país multicultural e