Propagação de Calor
Igor Braga da Conceição
Código CCE0478 turma 3023
Engenharia Civil
Universidade Estácio de Sá, Niterói RJ
Número de matrícula: 201002102693 igorbragaa@oi.com.br Professor: Altivo Monteiro; Física experimental II
1. RESUMO
Este experimento tem por finalidade demostrar a dilatação térmica Linear de três tipos de tubos com especificações de materiais
Diferenciados (ferro, cobre, latão) para compreender e analisar o comportamento relacionado com o aumento de temperaturas exercidas sobre cada material. e consequentemente com as suas dilatações definir os seus coeficientes.
1. INTRODUÇÃO
Tratando-se da dilatação térmica dos sólidos podemos afirmar que a maioria dos objetos aumenta de tamanho quando aumentamos sua temperatura. Você já deve ter percebido espaços que separam os blocos de concreto de uma calçada, ou até mesmo os espaços vagos nos trilhos de uma estrada de ferro. Podemos verificar espaços assim em pontes muito longas, ou seja, elas não são construídas somente em um único bloco de concreto. Na verdade elas são formadas por vários blocos de concreto.
Esses espaços são deixados pelos construtores de linhas férreas ou de pontes e calçadas, porque, como dissemos no parágrafo acima, com a elevação de temperatura, o aço e o concreto aumentam de tamanhos. Portanto, se uma linha férrea fosse construída com os trilhos se tocando, a dilatação que ocorreria quando os trilhos se aquecessem provocaria o entortamento da linha. Com as pontes algo semelhante aconteceria, pois se ela fosse construída somente com um bloco de concreto, quando aumentada sua temperatura, poderiam ocorrer rachaduras na ponte.
Mas por que os materiais se dilatam? Tal fato ocorre, pois, quando um corpo absorve calor, a agitação térmica de suas moléculas torna-se mais intensa, provocando um aumento na temperatura desse corpo. Com o aumento da agitação térmica, aumenta a amplitude de vibração de cada átomo, assim o volume necessário para