classificacao dos coloides
Quando adicionamos solutos em solventes damos origem a três tipos de sistemas:soluções, suspensões e colóides.
Em um sistema, quando as partículas são muito pequenas e não podem ser vistas a olho nu, dizemos que é uma Solução Coloidal ou colóide.
Definindo: Solução coloidal é uma solução onde as partículas dispersas têm um tamanho médio compreendido entre 1 e 100 nanômetros (nm), denominadas partículas coloidais.
Os colóides podem ser micelares, moleculares ou iônicos.
Colóides micelares: as partículas dispersas são compostas por agregados de átomos.
Colóides moleculares: são formados por macromoléculas.
Colóides iônicos: sua composição é feita por íons.
Propriedades As propriedades dos coloides, que os distinguem de outros tipos de soluções, são fundamentalmente dependentes de dois fatores: o tamanho médio das partículas e as condições de adsorção.
As propriedades físicas, como a densidade, a viscosidade e a tensão superficial, por exemplo, não são relevantes nos coloides irreversíveis (liófobos), porque não diferem muito das respetivas propriedadesdo dispersante puro.
No entanto, no caso dos coloides reversíveis (liófilos), aquelas propriedades já são relevantes porque variam consideravelmente do disperso para o dispersante.
Para além destas propriedades, também observáveis noutros tipos de soluções, as soluções coloidais apresentam algumas que são características do seu estado: efeito Tyndall, movimento browniano, carga elétrica e adsorção de iões, e ionização de radicais.
O efeito Tyndall consiste na capacidade de as partículas coloidais difratarem a luz visível como consequência do seu tamanho.
O movimento browniano consiste nos movimentos das partículas do disperso que se apresentam rápidos, desordenados e caóticos (em ziguezague).
A carga elétrica e adsorção de iões é a migração de cargas elétricas de um polo para outro.
Finalmente, a ionização de radicais não é mais do que a adsorção preferencial de