INTOLERANCIA RELIGIOSA
KÉREN HAPUQUE NASCIMENTO DO AMARAL
FACISA
kerenhapuquena@hotmail.com
INTRODUÇÃO
Diante do cenário violento que a intolerância religiosa vem dando causa no âmbito internacional, resolvemos analisar essa questão, e possíveis soluções. Uma discussão feita em sala de aula gerou vários apontamentos proveitosos, diferentes visões do problema, e correntes de pensamento acerca desse tema, e é com base nessa discussão que vamos destrinchar alguns aspectos e conseqüência dessa intolerância religiosa.
OBJETIVOS
Os objetivos dessa pesquisa é basicamente tentar entender um pouco melhor essa questão tão complexa que envolve a intolerância religiosa, suas raízes, suas justificativas. Se de fato todo esse cenário violento se deve puramente a conflitos religiosos.
METODOLOGIA
Nosso ponto de partida foi todo conteúdo da discussão feita em sala de aula, além de utilizarmos também o método de pesquisa bibliográfica, para complementar algumas informações que se façam necessárias.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Hoje, temos noticias diárias sobre conflitos internacionais por motivos religiosos, sobre tudo no oriente médio, o que já nos faz olhar para aquela situação com um certo ar de naturalidade. Porém, recentemente uma ação motivadamente religiosa chocou o mundo, o ataque ao jornal francês Charlie Hebdo, causou uma comoção mundial e foi manchete nos jornais durante vários dias. O jornal famoso por ter uma linha de críticas ácidas ao islamismo e outras religiões, teve sua sede atacada, resultando a morte de 12 pessoas e deixando outras 11 feridas.
Mas porque uma comoção tão grande, por uma quantidade de vidas tão pequena se comparada ao que acontece diariamente nas zonas de conflito, é claro é chocante um fato dessa natureza, mas as vidas francesas são mais valiosas que as dos israelitas? Todos os dias guerras religiosas matam milhares no oriente médio e não há um décimo dessa comoção, mas como agora o alvo estava no ocidente num país influente, houve uma comoção