A ISO 1401
(revisão de conteúdo próxima aula)
01. O que significa a sigla ISO?
ISO significa Organização Internacional para Normalização (International Organization for
Standardization) localizada em Genebra, Suíça, fundada em 1947.
A sigla ISO é uma referência à palavra grega ISO, que significa igualdade. O propósito da ISO é desenvolver e promover normas e padrões mundiais que traduzam o consenso dos diferentes países do mundo de forma a facilitar o comércio internacional. A ISO tem 157 países membros. A ABNT é a representante brasileira. A ISO trabalha com 180 comitês técnicos (TC) e centenas de subcomitês e grupos de trabalho.
02. O que é a série ISO 14000
A série ISO 14.000 é composta pela norma ISO 14.001 (a única norma que permite a certificação) e um conjunto de normas complementares (ver item 12).
A ISO 14001 é uma norma de gerenciamento, não é uma norma de produto ou de desempenho. É um processo de gerenciamento das atividades da companhia que têm impacto no ambiente. Algumas importantes características da ISO 14001:
Ela é compreensiva: todos os membros da organização participam na proteção ambiental, envolvendo todos os "stake-holders" (os clientes, os funcionários, os acionistas, os fornecedores e a sociedade). São utilizados processos para identificar todos os impactos ambientais. A norma ISO
14.001 pode ser utilizada por qualquer tipo de organização, industrial ou de serviço, de qualquer porte, de qualquer ramo de atividade.
Ele é proativo: seu foco é na ação e no pensamento proativo, em lugar de reação a comandos e políticas de controle do passado.
Ela é uma norma de sistema: ela reforça o melhoramento da proteção ambiental pelo uso de um único sistema de gerenciamento permeando todas as funções da organização. O sistema de gerenciamento ambiental previsto pela norma contém os seguintes elementos:
Uma política ambiental suportada pela Alta Administração;
Identificação dos aspectos ambientais e dos impactos significativos;