Imagens Do Povo
INTRODUÇÃO
Para o entendimento desta pesquisa é necessário conhecer o que é e quais os objetivos do “Observatório de Favelas”. Sobre o Observatório de Favelas (apresentação retirada do site):
O Observatório de Favelas é uma organização social de pesquisa, consultoria e ação pública dedicada à produção do conhecimento e de proposições políticas sobre as favelas e fenômenos urbanos. Buscamos afirmar uma agenda de Direitos à Cidade, fundamentada na ressignificação das favelas, também no âmbito das políticas públicas.
Criado em 2001, o Observatório é desde 2003 uma organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP). Com sede na Maré, no Rio de Janeiro, sua atuação é nacional. Foi fundado por pesquisadores e profissionais oriundos de espaços populares, sendo composto atualmente por trabalhadores de diferentes espaços da cidade.
Tendo como missão a elaboração de conceitos, metodologias, projetos, programas e práticas que contribuam na formulação e avaliação de políticas públicas voltadas para a superação das desigualdades sociais. Para serem efetivas, tais políticas têm de se pautar pela expansão dos direitos, por uma cidadania plena e pela garantia dos direitos nos espaços populares.
Reconhecendo a multiplicidade de fatores implicados na reprodução das desigualdades, atuamos em cinco áreas distintas:
Políticas Urbanas;
Educação;
Comunicação;
Cultura;
Direitos Humanos;
Dentro do tópico “Cultura” do Observatório está o projeto “Imagens do Povo”, que será alvo central desta pesquisa, sendo assim também é necessário conhece-lo.
Sobre o projeto Imagens do Povo (apresentação retirada do site):
O Imagens do Povo é um centro de documentação, pesquisa, formação e inserção de fotógrafos populares no mercado de trabalho. Criado em 2004, o programa alia a técnica fotográfica às questões sociais, registrando o cotidiano das favelas através de uma percepção crítica, que leve em