INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA A PARTIR DA TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS NA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO
Neste desafio profissional foi trabalhado o tema terapia assistida por animais, que possibilita trazer uma melhor forma de aprendizagem e de comportamentos de determinados alunos, a terapia assistida por animais tem o objetivo de ensino que utiliza o cão e outros animais como instrumento facilitador em suas respectivas áreas de atuação. Os cães podem atuar como facilitadores, eles ajudam a evitar o bullying, faltas escolares e problemas de comportamentos, além de promover a leitura e o desenvolvimento das habilidades sociais, ensina sobre responsabilidade, reforça a autoestima, e como apoio em casos de TDAH (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) e autismo.
As terapias com animais facilitam e expressão das emoções (o que nem sempre ocorre com a intervenção dos terapeutas), a sensibilidade, o amor sem apego, o compartilhamento de experiências e pertences, o desenvolvimento sócio emocional e o reforço lógico-matemático, entre outros. As crianças com problemas comportamentais que tendem a desvalorizar amigos, pais e outros adultos para justificar o próprio comportamento agressivo costumam perceber os animais e sua participação na terapia de forma positiva, facilitando a cooperação e o progresso do tratamento. Partindo deste estudo trabalhamos na Escola Municipal EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga, com alunos do 3° ano na faixa etária de 08 a 09 anos, para que este projeto fosse desenvolvido.
A implementação do projeto tem por objetivo ajudar os alunos em suas dificuldades escolares e sociais, acreditamos que é uma ferramenta poderosa de auxílio aos professores e alunos.
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Perfil da Turma
Nome da Escola: EMEF Argemiro de Almeida Gonzaga
Ano: 3º Ano
Números de alunos: 20
Meninas: 12
Meninos: 8
Descrição do Perfil da Turma: Nesta turma foi observado que alguns alunos apresentaram dificuldade de aprendizagem e