Comercio exterior
RESUMO:
Importação pode ser definida como o ingresso no país de riquezas originárias do exterior, materializada por bens ou ainda pelos efeitos da execução de serviços. Desde a crise mundial de 2007 as importações brasileiras conseguiram se manter em um nível estável segundo a OMC (Organização Mundial do Comércio) o Brasil fechou ano passado entre as grandes economias que mais aumentaram as importações de produtos.
Palavras Chave: Crise, importação, economia
1 INTRODUÇÃO:
É consenso que a crise financeira originada no mercado imobiliário norte-americano a partir de 2007, atingiu proporções nunca vistas, desde a Grande Depressão de 1929. De fato, a crescente globalização comercial e financeira, somada ao peso dos EUA na economia mundial, propagou a crise internacionalmente numa medida que extrapolou de muito os prognósticos iniciais, mesmo os mais pessimistas.
A crise financeira de 2007 afetou principalmente o mercado de crédito, com a crise atual, há menos dinheiro no mercado e bancos em todo o mundo estão mais cautelosos, têm diminuído seus empréstimos e cobrado mais caro por eles. Na opinião do economista Nathan Blanche, da consultoria Tendências, é nessa área que está o maior perigo para a economia brasileira no médio e longo prazo. "As empresas devem conseguir continuar rolando suas dívidas, mas o mercado está mais difícil e algumas devem inclusive optar por não buscar dinheiro novo",
As taxas de crescimento das exportações, importações e da balança comercial apresentaram comportamento parecido entre 2007 e 2009, entretanto, as importações brasileiras registraram taxas de crescimento maiores que as outras variáveis, como mostra o gráfico 2 que retrata a evolução da taxa de crescimento da balança comercial brasileira (%) entre 2007 e 2009.
Fonte: BACEN (2009).
Segundo o Banco Central, as transações comerciais de exportação e importação, as aplicações