Brasil Colonia
Fatores econômicos foi um dos principais motivos, além de a transferência da Família Real para o Rio de Janeiro, a abertura dos portos às nações amigas, a influência das idéias iluministas e da independência dos EUA.
Novas casas foram feitas e as existentes foram reformadas.os balcões fechados com madeira traçadas, as rótulas,começaram a ser substituídas por janelas com vidraças ,começaram a aparecer residências isoladas, em meio a jardins , com muitas árvores e gramados. Foram construídas lojas cheias de artigos europeus e orientais, além de livrarias, perfumarias, lojas de cabeleireiros, de oficinas e modistas, tabacarias, alem do aumento na demanda de pedreiros, carpinteiros, ferreiros e etc.
A imprensa foi de grande importância no movimento da independência, com a divulgação de vulgarização das idéias liberais e encontrou ampla ressonância, sobretudo no Rio de Janeiro, nos diversos espaços públicos de sociabilidade que se formavam. Um novo vocabulário político era divulgado, explicando temas relacionados a limitações dos poderes absolutos do Estado, o constitucionalismo, a representatividade política, a divisão de poderes , o pacto social e vários outros aspectos. A independência foi marcada por várias revoltas pela libertação que foram sufocadas pela Coroa Portuguesa, houve vários choques de opiniões entre monarquia e grupos políticos