Intertextualidade entre os textos:
“POR QUE O CÉU ANDA CARREGADO”
“GENTILEZA GERA GENTILEZA”
“BULLYNG”
Rio de Janeiro
2011
Texto Cláudia Lisboa – Por que o céu anda carregado
A autora começa o texto descrevendo a influência que os astros têm sobre nossas vidas. Atualmente as redes sociais estão sendo os cumes na ligação de casais a procura de um relacionamento amoroso. Claudia coloca uma outra questão em destaque, quando a pessoa encontra seu par amoroso pela internet a relação não dura muito tempo por não haver tempo disponível ou por dar trabalho demais mante-la. Claudia finaliza sua redação nos alertando para a problemática de que o amor esfriou e os casais não são como antes.
Texto Cláudia Lisboa – Gentileza gera gentileza
Cláudia nos leva a mais uma problemática de que cada dia que se passa estamos mais impacientes com tudo e conosco. Esta faltando cordialidade por parte de muitos. Ela nos remete novamente a pensar que não há tempo para nada. As pessoas estão tão ocupadas que não tem tempo para serem gentis e educadas, estão cansadas por que as coisas repetem e são iguais todos os dias tais como: filas, engarrafamentos, correria e desrespeito. Conviver com o próximo deixou de ser um exercício de respeito e delicadeza. Segundo Cláudia o importante é sobreviver e resistir a qualquer constrangimento do próximo conosco, não devemos reagir. Esperamos por parte de outras pessoas a reação violenta e sem o mínimo de delicadeza.
Texto Bullyng
O autor conta a história de quando ele era mais novo, em tempos remotos onde a adversidade não era vista pela lei como constrangimento. Ele conta que quando era criança era o filhinho da mamãe, faixa verde no judô, mas levava “pancada” dos alunos o que hoje chamamos de bullyng. Os alunos despejavam toda sua raiva e magoa nos mais fracos. O silencio da covardia de humilhação ou ofensa os ofendia. A vida nos ensina com a dor. Hoje em dia ele virou amigo das crianças que o fazia mal na época. O autor