Interprete
O Elevador Lacerda inicialmente possuía o sistema de funcionamento hidráulico. Esse sistema apresenta desvantagens uma dela é que necessita de muita energia para levantar e um elevador a vários andares e é difícil armazenar essa energia, então em 1906 foi substituído por sistema elétrico onde ganhou uma casa de máquinas e sua base se tornou mais larga.
Em 1930 a reforma mais importante onde as duas cabines originais foram ampliadas para quatro, sendo que cada uma delas com a capacidade de transportar até vinte e sete passageiros. Adicionaram-se mais dois elevadores e uma nova torre e sua base foi revestida de cimento e concreto armado. E foi implantada a arquitetura em estilo art déco que prevalece até hoje, que é um estilo eclético que mistura todos os outros estilos da época, o cubismo, o futurismo, o modernismo e inclusive o artnoveau. A inauguração da obra deu-se a 1 de janeiro do mesmo. Nos primeiros anos da inauguração da segunda torre do Elevador, parte das janelas ficavam abertas. Após o suicídio de algumas pessoas, que se atiravam através delas, as janelas foram fechadas.
3.No fim da década de 1950, concluindo-se em 1961, o elevador passou por uma total reforma em sua parte mecânica;
4.No início da década de 1980 houve uma revisão na estrutura de concreto;
Quinta-feira, 7 de Dezembro de 2006 Elevador Lacerda foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional
5.Em 1997 foi feita a revisão em todas as máquinas.
E quanto ao nome, como vimos o nome oficial era elevador hidráulico da conceição, mas era chamado carinhosamente de Parafuso, e Em 1896, o nome oficial foi alterado para "Elevador Lacerda" em homenagem ao Antônio de Lacerda.