pedagogia
1.1 ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA
A Educação Ambiental tem entre as suas propostas a preservação do meio ambiente. Por intermédio, da promoção da Educação Ambiental o sujeito adquiri conhecimentos, que, possibilita uma mudança de atitude em relação ao meio ambiente. De acordo com Durkheim:
A educação é a ação exercida pelas gerações adultas sobre as gerações que não se encontrem ainda preparadas para a vida social; tem por objeto suscitar e desenvolver, na criança, certo número de estados físico, intelectuais e morais, reclamados pela sociedade política, no seu conjunto, e pelo meio especial a que a criança particularmente se destine. (DURKHEIM 1967, p. 41)
Deste modo, tanto a educação formal, quanto a informal tem como função incutir uma consciência ecológica, bem como desenvolver uma postura preservacionista nos alunos. De modo, que possa desenvolver uma autonomia crítica em relação às questões ambientais e contribuindo para o equilíbrio entre o homem e a natureza. Neste contexto, observa-se que a educação ambiental tem um papel de suma importância. Pois, “a educação, seja formal, informal ou ambiental, só se completa quando a pessoa pode chegar aos principais momentos de sua vida a pensar por si próprio, agir conforme os seus princípios, viver segundo seus critérios”. (Reigota 1997, p. 29)
A Educação Ambiental tem como função propiciar valores, idéias e regras de modo quê possam desenvolver uma “relação” saudável com o meio ambiente, através de práticas preservacionistas. Para Libâneo (2007, p.76), “as concepções ambientalistas são as que jogam no ambiente externo toda a força de atuação sobre o indivíduo para configurar sua conduta às exigências da sociedade.”
A sociedade atual requer que, os indivíduos assumam uma postura ecologicamente correta. Cabe, então, a educação ambiental promover a sensibilização do indivíduo em relação às questões ambientais, pois:
Seu