Classes gramaticais e suas funções sintáticas
SUBSTANTIVO
É a classe de palavra que se caracteriza por significar o que convencionalmente chamamos objetos substantivos, isto é, em primeiro lugar, substâncias (homem, casa, livro) e, em segundo lugar, quaisquer outros objetos mentalmente apreendidos como substâncias, quais sejam qualidades (bondade, brancura), estados (saúde, doença), processos (chegada, entrega, aceitação)
Do ponto de vista sintático, o substantivo exerce por excelência a função de sujeito (ou seu núcleo) da oração e, no domínio da constituição do predicado, agente da passiva, aposto, as funções de objeto direto, complemento relativo, objeto indireto, predicativo, adjunto adnominal e adjunto adverbial.
ADJETIVO
O adjetivo é um caracterizador, um modificador de sentido. A vida sem adjetivo é impossível, pois, quando queremos descrever ou expor um ponto de vista sobre algo, usamos nada mais, nada menos que adjetivos. Por exemplo, se alguém pede que você descreva a bandeira do Brasil, o que você irá dizer? “Ah, ela é verde, amarela e azul, basicamente.” Beleza. Agora, se alguém pergunta a sua opinião sobre o estilo dela, o que você irá dizer? “Bem, eu acho a bandeira muito bonita, com simbolismos bem sugestivos.” Percebeu os adjetivos que você usou? Os três primeiros foram adjetivos de caráter objetivo; os dois últimos, de caráter subjetivo.
Do ponto de vista sintático, o adjetivo só exerce duas funções sintáticas na frase: adjunto adnominal ou predicativo (do sujeito ou do objeto).
ARTIGO
O artigo não tem valores embutidos em si, mas, quando se liga a um substantivo num determinado contexto, passa a desempenhar inúmeros papéis discursivos: individualizar ou generalizar, indicar conhecimento ou desconhecimento, apreciação ou depreciação, determinação ou indeterminação, intimidade, aproximação numérica, intensificação, proximidade, diferenciar o gênero com implicações semânticas (o capital, a capital) etc. Reitero: tudo irá