Interpretação - geração coca- cola
Música: Geração Coca-Cola
Compositor: Renato Russo
Interprete: Legião Urbana
Geração Coca Cola foi composta por Renato Russo em 1984 e lançada no primeiro álbum da banda, Legião Urbana em 1985, ano em que ocorre o fim do regime militar no Brasil. Essa música tem como tema a ironização da representação que a sociedade da época tinha da juventude. Renato Russo na época não deveria ter mais do que 25 anos, percebeu a imagem construída sobre a geração a qual pertencia e não se identificava com ela, geração essa manipulada pela indústria e comercio norte-americano.
Quando nascemos fomos programados
A receber o que vocês
Nos empurraram com os enlatados
Dos U.S.A., de nove as seis
Analisando o contexto histórico dessa música, sabemos que o que deu origem à ditadura militar no Brasil foi o golpe militar, ocorreu por discordâncias de ideologias entre o socialismo russo e o capitalismo estadunidense, consequências da bipolarização da Guerra Fria.
Os militares que assumiram o poder no Brasil pendiam ao capitalismo, alegando que deveríamos seguir o exemplo de uma potência, como os Estados Unidos da América.
Desde pequenos nós comemos lixo
Comercial e industrial
Mas agora chegou nossa vez
Vamos cuspir de volta o lixo em cima de vocês
O Brasil era praticamente um clone mal feito dos Estados Unidos da América, até nossos alimentos na época eram baseados na alimentação dos norte-americanos. Os jovens viam os Estados Unidos como um lixo.
Somos os filhos da revolução
Somos burgueses sem religião
Somos o futuro da nação
Geração Coca-Cola
Nesta estrofe Renato Russo é irônico, pois os jovens que seriam o futuro do Brasil não passavam de cópias mal feitas dos americanos. Eles a Geração Coca- Cola. (Marca que representa bem o capitalismo não só nos E.U.A. mas em todo mundo até nos dias atuais)
Depois de 20 anos na escola
Não é difícil aprender
Todas as manhas do seu jogo sujo
Não é assim que tem que ser
Ele é capaz