VIVA O LADO COCA COLA DA VIDA
XIII Congresso de Ciências da Comunicação na Região Nordeste – Maceió – AL – 15 a 17 de junho 2011
Vida o Lado Coca-Cola da Vida: análise de um slogan publicitário1
Luciana da Silva Souza Reino2
Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS
RESUMO
O objetivo deste trabalho é analisar o slogan publicitário “Viva o lado Coca-Cola da vida” da marca de refrigerantes Coca-Cola, tendo como fundamento teórico os estudos sobre a constituição do sentido, realizados no âmbito da semiótica discursiva. A comunicação publicitária tem como principal característica o discurso persuasivo. O slogan é um dos principais elementos desta comunicação, visto que é elemento textual presente em todas as peças de uma campanha publicitária e nelas acompanha obrigatoriamente a marca e/ou o produto anunciado. A análise será realizada com base nos pressupostos da análise semiótica discursiva, destacando o percurso gerativo de sentido constituído por três níveis básicos: fundamental, narrativo e discursivo.
PALAVRAS-CHAVE: Coca-Cola; slogan; publicidade; texto; semiótica discursiva.
INTRODUÇÃO
A propaganda pode ser vista sob dois aspectos: o primeiro deles é ser um dos diversos recursos utilizados pelo marketing, este último entendido como um complexo processo que abrange enorme gama de estratégias administrativas, logísticas e comunicacionais para alavancar o reconhecimento de ideias, marcas e o lucro de empresas. Em segundo lugar, a publicidade é entendida como uma atividade independente, geradora de imenso conteúdo comunicacional, composto por mensagens ricas em conteúdo criativo, quase artístico; instrumento de divulgação de marcas, produtos e ideias por meio de um discurso que, ao longo do tempo, tornou-se único e gerador de regras próprias.
Para Sandmann (1997, p,13) “a linguagem da propaganda enfrenta o maior dos desafios: prender, como primeira tarefa, a atenção do destinatário.” Para esse