Internacionalização
Resumo: INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE BIOTECNOLOGIA EM BELO HORIZONTE – MG, BRASIL
Denilson Teixeira Fernanda Arcanjo Rejane Farias
Belo Horizonte 2012
INTERNACIONALIZAÇÃO DAS EMPRESAS DE BIOTECNOLOGIA EM BELO HORIZONTE – MG, BRASIL INTRODUÇÃO A internacionalização de empresas costuma concentrar discussões em dois tipos distintos de análise: no processo gradual de atividades empresariais internacionais, onde ocorre um crescente comprometimento da empresa com o mercado externo, ou nos estágios de internacionalização como inovação da firma, seja em melhorias e métodos sejam em processos empresariais (ANDERSEN, 1993). Esses modelos podem ser considerados muito lentos para setores intensivos em conhecimento, como o de Biotecnologia, onde é grande na possibilidade de uma empresa ser um born global devido a fatores como mudanças tecnológicas, conhecimento técnico de seu fundador, a seus produtos estarem direcionados a nichos específicos de mercado onde existe forte demanda e ao fato de ver o mundo como um único mercado.
Em 2004 foi realizado um diagnostico da indústria Biotecnologia em Minas Gerais identificando se mudanças no comportamento das empresas do setor em relação às exportações, ficando notório um distanciamento da postura convencional de foco, predominante no mercado interno. O crescimento da participação das empresas do setor nas exportações nacionais teria, como principal mercado alvo, os países da América Latina (JUDICE, 2005). Porém, para poder participar como agente ativo do comércio internacional é necessário ter competitividade e autoconhecimento (CORTIÑAS; MANOEL; GAMA, 2002).
É sob essa perspectiva que este estudo tem o propósito de dimensionar o estágio de estruturação para exportação das empresas integrantes do Arranjo Produtivo Local de Biotecnologia da Região Metropolitana de Belo Horizonte (APL Biotec).
Os temas mais