INTERESSANTE
Parte 1
Sem sombra de dúvidas o ser humano consegue viver sem dinheiro, consegue viver até sem regras. Luta em guerras contra várias culturas diferentes e vence. Mas contra doenças e epidemias a história é outra. E é sobre isso que falaremos nesse documentário. O que é uma epidemia? Porque elas estão presentes fortemente em países subdesenvolvidos? E porque o HIV ainda se estende pelo território africano? Isso e muito mais agora no “Epidemias Globais”.
Parte 2
Inicialmente para entendermos as epidemias que hoje afetam o mundo devemos primeiramente saber o que é, e desde quando acontece. A epidemia é uma doença infecciosa e transmissível que ocorre numa comunidade ou região e pode se espalhar rapidamente entre as pessoas de outras regiões, originando um surto epidêmico. Isso poderá ocorrer por causa de um grande desequilíbrio (mutação) do agente transmissor da doença ou pelo surgimento de um novo agente (desconhecido).
Duas características básicas fatais estão influenciando a ocorrência de uma epidemia. E por incrível que pareça não tem a ver com política. Para entendermos melhor esta história, voltemos agora diretamente ao século XIV onde a maior epidemia de todos os tempos ocorreu.
A peste negra; ou peste bubônica. O fato é de que durante o século XIV em plena Europa medieval os feudos começaram a suportar um número tão grande de pessoas, que neste momento, veio também a contaminação. Foi nesta época onde começaram a surgir as grandes cidades. A peste se espalhou de tal modo que todo este tempo dizimou entre 25 e 75 milhões de pessoas. (Mais ou menos um terço da população europeia), sendo que alguns pesquisadores acreditam que o número mais próximo da realidade é de 75 milhões, aproximadamente um terço da população da época.
O que queremos mostrar com este fato é o poder que uma epidemia exerce em uma sociedade. E com certeza a peste negra foi a maior epidemia registrada historicamente em todos os tempos. Não ocorreu por causa de