Interessante
Determinismo é a teoria filosófica de que todo conhecimento é explicado pela determinação, em outras palavras, por relações de causalidade. O determinismo diz que todos os fatos do universo estão interligados de alguma forma. Porém, nessa última afirmação, podemos reparar que a ideia de determinismo coloca em risco a ideia do livre-arbítrio, que coloca que todo o indivíduo tem liberdade de fazer o que bem entender quando, como e onde quiser, podendo ter ele uma consequência de tal ato.
Há três tipos de determinismo: Pré-determinismo, Pós-determinismo e Co-determinismo.
· Pré-determinismo: O efeito vem antes da causa, dando, assim, um determinismo mais mecanicista.
· Pós-determinismo: Aqui vemos que as causalidades são determinadas por algum motivo. A determinação é vista no futuro e atrelada a algo externo.
· Co-determinismo: Tanto o efeito quando a causa participam na alteração do outro. Em outras palavras, um dado efeito pode interagir livremente com outros efeitos. Desse modo, podem-se ser criadas novas realidades paralelas. O Co-determinismo pode, e é, comparado com a “Teoria do Caos”.
Porém, há estudiosos que dizem que o Co-determinismo não existe, pois leva nele diferentes níveis de casualidades, podendo chegar a novos níveis de realidade como o planetário, o social, o psíquico, entre outros.
Determinismo biológico
São velhas e persistentes as teorias que atribuem capacidades específicas inatas a "raças" ou a qualquer outro grupo humano. Muita gente ainda acredita que os nórdicos são mais inteligentes do que os negros, que os alemães têm mais habilidade para a mecânica, que os judeus são avarentos e negociantes, que os norte-americanos são empreendedores e interesseiros, que os portugueses são muito trabalhadores e pouco inteligentes, que os japoneses são trabalhadores, traiçoeiros e cruéis, que os ciganos são nômades por instinto, e que os brasileiros herdaram a preguiça dos negros, a