interdisciplinar
O ensino fundamental de nove anos, junto a LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional), de 20 de dezembro de 1996, passou por reformas durante o ano de 2005.
De acordo com o artigo 6º desta lei, é dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula dos menores, a partir dois seis anos de idade, no ensino fundamental.
O artigo 32 desta mesma lei torna o ensino fundamental obrigatório, com duração de nove anos e tem por objetivo a formação básica do cidadão, isto implica no desenvolvimento da capacidade de aprender tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo, a compreensão do ambiente natural e social, a formação de atitudes e valores, o fortalecimento dos vínculos de família e dos laços de solidariedade humana.
O ensino fundamental de nove anos foi criado com o intuito de oferecer maior oportunidade de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam no estudo alcançando maior nível de escolaridade.
Pretende-se neste trabalho analisar as legislações com o intuito de entender o Ensino Fundamental de 9 anos e o que mudou com nova proposta. Entender o objetivo da nova forma do Ensino Fundamental, as mudanças dentro da sala de aula e por que o Ensino Fundamental de nove anos?
A metodologia utilizada para desenvolver este trabalho se deu através do estudo das legislações e orientações do MEC (Ministério de Educação e Cultura) e pesquisa de campo em escolas Municipal, Estadual e Particular.
Este trabalho contempla a interdisciplinaridade, nas disciplinas Políticas Educacionais para Educação Básica, que faz uma interlocução com a legislação.
Aprendizagem e Ensino que se preocupa em formas de promover o conhecimento e Psicologia da Educação que prevê entre outros a maturidade e o desenvolvimento