Interdisciplinar
1. POR UMA EDUCAÇÃO MELHOR.
Interdisciplinaridade? In-ter-dis-ci-pli-na-ri-da-de, uma palavra longa. Para alguns indecifrável, para outros sinônimo de desafios, sendo o eixo integrador onde as disciplinas são trabalhas interligadas e não fragmentadas.
O termo interdisciplinar chegou ao Brasil na década de 60 e logo influenciou a LDB (Leis de Diretrizes e Bases) N° 9394/96, propôs uma reforma aliada as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), proposta pelo Governo Federal com base no que sugere os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Considerando a importância desses documentos para a educação, a interdisciplinaridade passa a ser, efetivamente um conceito central e indispensável para pensar e fazer a Educação Básica neste País. A partir dai os professores começaram a buscar individual e coletivamente compreender o conceito de interdisciplinaridade e como desenvolver práticas para exerce-las, formando sujeitos ativos, reflexivos, cidadãos atuantes e participativos.
Nessa nova perspectiva é necessário que estejamos de mãos dadas para ensinar e aprender, pois, atualmente profissionais de diferentes areas buscam uma nova postura diante do conhecimento. Os tempos mudaram, os valores são outros, a cultura é cada vez mais globalizada, exigindo uma mudança no perfil do cidadão para estar apto e inserido neste novo contexto, social e profissional. Segundo Fazenda,
Cabe a nós, educadores contemporâneos uma parcela significativa do movimento de mudança do contexto atual ao novo paradigma da educação, ou seja, ele utópico ou não, onde a ênfase está no educar centrado no crescimento pessoal e coletivo, na busca autoconsciência e da visão ecológica, na autonomia para a vida e nas competências conscientes.
PLANO DE AULA INTERDISCIPLINAR da música a sopa do neném (PARA CRIANÇAS DE 4 ANOS).
• Tema: Alimentos
• Música: “A sopa do