Interação homem computador
Nas décadas iniciais da computação, a principal preocupação dos responsáveis pelas interfaces dos softwares era atender às necessidades funcionais das organizações. Na década de 80, começou a ganhar corpo o design da interação - uma atividade que se inseriu entre a especificação funcional e o design da interface.
Considerando esse contexto, responda às questões abaixo.
a) O que se faz em um processo de design de interação?
É o projeto da forma como as pessoas utilizam os produtos interativos - o que se faz é projetar essa interação a partir tanto de especificações funcionais quanto das necessidades das pessoas na execução de suas tarefas.
b) Quais os benefícios dessa nova abordagem?
O design de interação traz como benefícios o aumento da produtividade, a redução de erros de uso e o aumento da satisfação dos usuários.
QUESTÃO 2
Jakob Nielsen define a serventia de um sistema interativo como uma combinação de utilidade e de usabilidade. Considerando isso, pede-se:
a) Explique a diferenças entre os dois conceitos (utilidade e usabilidade).
Utilidade é a propriedade do sistema de fazer o que se espera dele e usabilidade indica quão bem os usuários utilizam o sistema.
b) Para o sistema proposto como projeto aplicativo na disciplina (sistema que registra em quem votamos nas eleições), cite dois exemplos de requisitos relacionados a utilidade e dois exemplos de requisitos relacionados a usabilidade.
Requisitos relacionados a utilidade: Cadastrar a lista de compras, alterar o status do produto. Requisitos relacionados a usabilidade: Exibir ajuda online para o usuário, permitir acesso rápido aos produtos através de ícones.
QUESTÃO 3
Durante uma análise de contexto, é importante observar o ambiente de trabalho do usuário, a partir de suas dimensões física, social e cultural, entre outras. Considerando isso, pede-se:
a) Explique como o ambiente de trabalho pode afetar a interação do usuário com o sistema (use exemplos se desejar)
A