Interação Homem-Computador
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR: INTERFACE
ATIVIDADE 2
Prof.º Sergio Moraes
Disciplina: Interação Humano-Computador
Sorocaba
Agosto/2014
Sumário
1. Introdução 3
2. Definição dos autores sobre interfaces 4 2.1 Pressmam 4 2.2 Barfield 4 2.3 Rocha e Baranauskas 4
3. Evolução das interfaces 5 3.1 Walker 5 3.2 Pressman 5
4. Diferentes tipos de interface 6
5. Tendências 7
6. A importância das interfaces homem-computador 7
7. Conclusão 9
8. Referências Bibliográficas 10
1. Introdução
Neste Trabalho veremos a definição de interface sobre o olhar de grandes escritores.
Segundo Pressman (2006), Uma interface bem projetada deve ser o mais amigável possível,segundo Barfield (1993), a interface do usuário pode ser definida por elementos que fazem parte de um sistema; elementos que fazem parte do usuário do sistema e métodos de comunicação de informações de um para outro, para Rocha e Baranauskas, o enfoque da IHC (Interação humano-computador) se concentra em três principais aspectos: Usabilidade, Critérios Ergonômicos de interface, Design de Interação.
Veremos também a evolução da Interface, recorrendo as explanações feitas por Walker e Pressman sobre o assunto. Veremos também os tipos e interface, entre eles, CUI, GUI, PUI, VRUI, além das tendências e a importância das interfaces homem-computador, que norteiam esse aspecto tão importante para a criação e manutenção de um sistema solido e amigável.
2. Definição dos autores sobre interfaces
A interface Humano-computador é a interface que serve de interconexão entre dois sistemas que trocam informações: o ser humano e o computador. Essas interfaces podem ser definidas de várias formas e perspectivas conforme veremos nas definições nas seções abaixo.
2.1 Pressman
Segundo Pressman