Magnésio
Características Eletrônicas.
Elemento químico de numero atômico 12 sendo assim possui uma quantidade de 12 prótons e 12 elétrons possuindo uma massa atômica equivalente a 24. Possui três eletrosferas (camadas) sendo a camada K com 2 elétrons, a camada L possui 8 elétrons e a ultima camada M (camada de valência) tem 2 elétrons.
É um metal alcalino-terroso, pertencente ao grupo (ou família) 2 (anteriormente chamada IIA) e está no 3º periodo da tabela periódica, sólido nas condições ambientais.
Características gerais do Magnésio Magnésio é um metal de símbolo Mg, de cor branco-prateado, bastante resistente, duro e leve (aliás, em estado puro, é o mais leve de todos os metais conhecidos). Quando pulverizado, entra facilmente em ignição ao ser aquecido, exibindo uma chama ofuscante. Já quando sofre oxidação, é capaz de perder seu brilho, com o surgimento de leves manchas, quando em simples contato com o ar, dando origem ao composto hidróxido de magnésio, que libera hidrogênio.
Reconhecido como o oitavo elemento em abundância na natureza, o magnésio constitui 2,5% da composição da crosta terrestre, sendo um dos mais abundantes entre os elementos do grupo de metais alcalinos, bem como o nono elemento mais abundante em todo o universo. É ainda o 11o elemento mais abundante no corpo humano, considerando-se sua massa.
O nome magnésio é originário do grego "magnesia", alusão ao nome de um distrito da região da Tessália, sendo seu nome relacionado com "magnetita" e "manganês", elementos descobertos pela primeira vez na mesma área.
Descoberta
Foi descoberto pela primeira vez em 1755 pelo físico e químico escocês Joseph Black, e posteriormente isolado pelo físico e químico inglês Humphry Davy, em 1808, através da evaporação do mercúrio presente em um amálgama de magnésio, resultado da eletrólise de uma mistura de magnésia e óxido de mercúrio. Já a elaboração, pela primeira vez, de um composto de magnésio manuseável é obra do químico francês Antoine Bussy