Inter-relações de produtores de insumos com agropecuaristas
Os agentes econômicos atuantes no agronegócio "antes da porteira" são as indústrias (de máquinas, adubos etc.), as empresas produtoras de materiais genéticos e os distribuidores de insumos (atacadistas, varejistas e seus representantes).
No geral, em cada segmento agropecuário existem agentes específicos "antes da porteira", constituídos por poucas e grandes empresas que, atuando em conjunto ou isoladamente, são capazes de influir nos preços e nas quantidades dos produtos ofertados, além de ter acessos políticos. Os agentes econômicos atuantes no agronegócio "antes da porteira" são formadores de preços e os agropecuaristas são tomadores de preços.
Serviços agropecuários
Os principais serviços para atendimento aos agropecuaristas "antes da porteira" são os seguintes: pesquisas agropecuárias; fomento, extensão rural e assistência técnica; elaboração de projetos; análises laboratoriais; crédito e financiamentos; vigilância e defesa agropecuária; proteção e defesa ambiental; incentivos fiscais; comunicações; infra-estrutura; treinamento de mão-de-obra e assentamentos dirigidos.
Pesquisas agropecuárias
As pesquisas agropecuárias no Brasil são predominantemente efetuadas pelo setor público federal e estadual, com destaque para Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), Secretarias de Agricultura dos Estados e universidades.
Na iniciativa privada, as pesquisas são mais restritas aos próprios interessados (as empresas), com destaque para os trabalhos de melhoramento genético da cana-de-açúcar efetuados pela Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool (Copersucar) .
Fomento, extensão rural e assistência técnica
As atividades de estímulo, orientação e assistência técnica à produção agropecuária são, de modo geral, desempenhadas pelo setor público, por intermédio das secretarias de Agricultura, tanto pelos órgãos da