fundamentos do agronegócio
Rosilene Nunes Soares
Fundamentos de Agronegócios
Trabalho apresentado como requisito de avaliação da disciplina de Introdução ao Agronegócio, pelo professor Ricardo Carvalho, do curso de Administração de Empresas.
Montes Claros – Minas Gerais
Fevereiro - 2014
Segmentos dos Sistemas Agroindustriais
Segmentos antes da porteira
Máquinas, implementos, equipamentos e complementos Existem diferentes tipos e portes de máquinas, equipamentos, implementos e complementos, cada um mais adequado à operação a ser efetuada. São necessárias eficiência e análise de custos dos conjuntos disponíveis, para definição do mais viável.
Água
Com as alterações feitas pelo homem na natureza a água se torna um recurso escasso e tem se tornado cada vez mais motivo de processos judiciais. Alguns Estados brasileiros têm sua legislação própria de uso da água e para projetos de irrigação já são exigidas outorgas d´água para aprova-los. Nos perímetros irrigados, a água é um insumo que tem preço e exige de cada empreendimento agropecuário a necessidade de medidas de defesa do ambiente.
Energia
As fontes de energia utilizadas na agropecuária brasileira permanecem direcionadas à energia hidro ou à termoelétrica o que as fazem cada vez mais onerosas e escassas. Não se utiliza as diferentes fontes alternativas de energia como:
- Energia solar: para secagem e desidratação de produtos agrícolas, aquecimento de água, iluminação e para pequenos equipamentos.
- Energia eólica: para iluminação, baterias.
- Energia hidráulica: rodas d´água, carneiro hidráulico.
- Energia de biodigestores: obtida com a fermentação de materiais orgânicos, como estercos de estábulos, resíduos de suínos e outros, que são colocados para fermentação em câmaras especiais para produção de gás natural.
- Energia térmica de resíduos: resultante da queima direta. As fontes tradicionais como carvão vegetal e lenha estão sendo substituídas por outros