gramatica
Gramática normativa: é aquela que prescreve as regras, normas gramaticais de uma língua. Ela admite apenas uma forma correta para a realização da língua, tratando as variações como erros gramaticais.
Gramática descritiva: é uma gramática que se propõe a descrever as regras de como uma língua é realmente falada, a despeito do que a gramática normativa prescreve como “correto”. é a gramática que norteia o trabalho dos linguistas que pretendem descrever a língua tal como é falada.
Gramática internalizada: trata-se daquela habilidade de que dispõe o falante desde o momento em que ele começa a se mostrar apto a exercer os primeiros contatos com a linguagem propriamente dita, estando certo ou errado segundo os padrões formais, ele possui condições de ordenar suas ideias e expressar seu pensamento.
Questão 02 – Procure informações sobre a língua sânscrita e dê o porquê de sua importância para os estudos linguísticos.
O sânscrito é uma língua muito antiga da família Indo- Europeia, é uma língua clássica da Índia a língua da História, da Religião, da Filosofia, bem como da Literatura e da Ciência clássica. O Sânscrito se acha nos rios, nas montanhas, nas florestas, nas cidades da Índia. Encontra-se nos deuses, nas orações, nos rituais, na música. Embora não seja uma língua falada, ela é viva porque se trata de uma língua de cultura. Ainda hoje é pesquisada, recitada, estudada, cantada, lembrada. Tudo que se possa conhecer sobre a Índia passa pelo Sânscrito e é uma linguagem litúrgica do budismo, hinduísmo e jainismo, O sânscrito é um dos 22 idiomas oficiais da Índia, este idioma é usado como linguagem cerimonial nos rituais hindus, na forma de mantras e hinos. É também a linguagem da yoga. O sânscrito tem uma grande importância cultural, pois todos os textos clássicos do hinduísmo foram