Fundamentos do agronegócio
SISTEMAS AGROINDUSTRIAIS
Especificidades da produção agropecuária
Para melhor entendimento do agronegócio, serão apresentadas inicialmente algumas especificidades da produção agropecuária, que a diferenciam da produção de outros bens manufaturados:
Sazonalidade da produção
A produção agropecuária é dependente das condições climáticas de cada região, apresentando períodos de safra e de entres safra, ou seja, períodos de abundância de produtos alternados com períodos de falta de produção, salvo raras exceções. Já do lado do consumo, grosso modo, não há grande variação ao longo do ano nas quantidades procuradas, que permanecem mais ou menos constantes. Com isso surgem algumas implicações:
• variações de preços: mais elevados na entres safra e mais baixos nos períodos de safra;
• necessidade de infra-estrutura de estocagem e conservação;
• períodos de maior utilização de insumos e fatores de produção;
• características próprias de processamento e transformação das matériasprimas;
• logística mais exigente e mais bem definida.
Influência de fatores biológicos: doenças e pragas
Tanto no campo como após a colheita, os produtos agropecuários estão sujeitos ao ataque de pragas e doenças que diminuem a quantidade produzida e a qualidade dos produtos, ou podem até mesmo levar à perda total da produção. A ocorrência de pragas ou de doenças assume importância com relação não somente às perdas diretas dos produtos nos locais onde são produzidos ou comercializados, mas também, à possibilidade de levar as pragas ou as doenças para outros locais, onde poderão provocar perdas. Além disso, algumas doenças que ocorrem em animais podem também ocorrer nos seres humanos. Daí, a grande importância dada atualmente às pragas e às doenças dos produtos agropecuários nas relações comerciais entre regiões e entre países, chegando a ponto de exclusão comercial de países onde elas ocorrem. E, também, a partir do momento em que as pragas ou as