Fundamentos do Agronegocio
MATÉRIA: Fundamentos do Agronegócio;
CURSO: Agronegócio;
PROFESSOR(A): Tatiane Zanatta.
1. QUAL A IMPORTÂNCIA DA CARNE PARA A ECONOMIA BRASILEIRA?
O Brasil é o maior exportador de carne bovina do mundo, com 4,4 bilhões de dólares registrados entre junho de 2006 e junho de 2007, e mais de 30% de participação no mercado mundial. No primeiro semestre de 2007, o país exportou cerca de 2,2 milhões de toneladas do produto. As vendas externas, distribuídas entre mais de 100 países, crescem a uma taxa anual de 20%. O total das vendas desse produto para o exterior representa 7% de todas as exportações brasileiras.
2. O QUE FAZ DO BRASIL O MAIOR EXPORTADOR DE CARNES DO MUNDO?
Uma das razões é a grande quantidade de pastos no país. Outros motivos observados nos últimos anos, como a redução do tempo de abate, as melhorias genéticas e o aumento da produtividade também contribuem para o sucesso do setor. Além disso, o Brasil tem o maior rebanho comercial do planeta, com 198 milhões de cabeças, e abundância de mão-de-obra e terras baratas. O preço do boi, responsável por 60% dos gastos de frigoríficos, é metade daquele cobrado nos Estados Unidos.
3. O QUE SIGNIFICA O EMBARGO E QUAIS SÃO OS MOTIVOS DE SEU DECRETO?
O embargo é a proibição da comercialização de determinado produto de um país ou de um estado. No caso da carne, as razões alegadas para a proibição do produto vão desde suposta negligência no controle sanitário por parte do Brasil, até acusações de que os pecuaristas agridem o meio ambiente por desmatarem as florestas. No entanto, outras questões estão envolvidas, como a competitividade do mercado na União Europeia, já que os produtores brasileiros não precisam cumprir as mesmas exigências que os europeus e disponibilizam a carne na Europa por preços mais baixos.
4. A CARNE BRASILEIRA APRESENTA RISCOS PARA O CONSUMO?
A Comissão Europeia esclareceu recentemente que não existe risco no consumo de carne brasileira. As