Inteligencia Emocional
Autoconhecimento Emocional
Perceber o que estamos sentindo no momento em que sentimos é um o passo de maior importância na Inteligência Emocional. A habilidade em reconhecer os nossos “momentos” facilita em administrar os picos emocionais que vivemos.
Para direcionarmos nossa vida precisamos primeiramente conhecer o que somos para então entender o que sentimos e porque sentimos. O autoconhecimento emocional é fundamental para que tenhamos as rédeas da nossa vida em nossas mãos.
Comece a perceber as oscilações emocionais na sua vida. Reconhecê-las é o primeiro passo para dominá-las. Aprenda a reconhecer alguns dos sentimentos negativos mais comuns:
Ira – é aquele sentimento que temos quando entramos em “perigo”. A Ira é um contraponto de nossas emoções a injustiça, humilhação e dignidade, sempre que a nossa auto-estima estiver ameaçada.
Medo – é sempre acionado sempre que estamos em perigo, seja ele de qualquer natureza. Nosso centro nervoso dispara uma série de hormônios que nos dão a vontade de correr, fugir. O Medo é a maior defesa emocional e que pode nos impedir de realizar coisas simples ou de expor em situações naturais. Superar o medo é um desafio, mas primeiro é importante identificá-lo.
Tristeza – este sentimento nos foca nas perdas. Sempre que perdemos algo ou deixamos de conquistar algo que estávamos certo bate a famosa tristeza. É importante que vivenciemos a “dor” de cada perda individualmente, mas não podemos focar nossos sentimentos exclusivamente nisso. Precisamos reagir à tristeza contemplando outras coisas que estão a nossa volta.
Depressão – este é um estado emocional na qual a ausência de sentimentos toma conta de nosso ser. Parece que não temos nada dentro da gente. A nossa rotina fica sem sentido. As características mais comuns na depressão são a falta de memória, a perda do sono, a dificuldade de relacionar-se, apatia.
Controle Emocional
O Controle Emocional é a habilidade de lidar com os