inteligencia emocional
Daniel Goleman, em seu livro, mapeia a Inteligência Emocional em cinco áreas de habilidades:
1. Auto-Conhecimento Emocional - reconhecer um sentimento enquanto ele ocorre. ( É quando a pessoa busca se perceber, busca entender seus conflitos e a partir disso ela desenvolve o autocontrole).
2. Controle Emocional - habilidade de lidar com seus próprios sentimentos, adequando-os para a situação. (Quando a pessoa percebe os sentimentos contraditórios, por exemplo a raiva, a insegurança ou o medo) Por exemplo em um relacionamento conjugal, se o parceiro tem autoconhecimento e consegue assimilar que não está bem consigo mesmo, pode pedir um tempo ao parceiro, dizer que não está bem, e evitar possíveis desentendimentos. Isso demonstra que o autoconhecimento do individuo possibilitou o autocontrole, o que não quer dizer abafar o sentimento e saber lidar com ele.
3. Auto-Motivação - dirigir emoções a serviço de um objetivo é essencial para manter-se caminhando sempre em busca.
4. Reconhecimento de emoções em outras pessoas.
Empatia, onde a pessoa desenvolve o respeito a outra pessoa.
5. Habilidade em relacionamentos inter-pessoais. Onde a pessoa vai estar agindo com uma atitude de ponderação e equilibrio com as outras pessoas. E querendo fazer algo que agregue valor a relação. As três primeiras acima referem-se a Inteligência Intra-Pessoal. As duas últimas, a Inteligência Inter-Pessoal. Inteligência Inter-Pessoal: é a habilidade de entender outras pessoas: o que as motiva, como trabalham, como trabalhar cooperativamente com elas.
1. Organização de Grupos: